sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Fundador do EMCANTAR lança livro com CD e DVD na próxima semana

Lançamento será realizado em Uberlândia e Araguari, com sessão de autógrafos, exibição de videopoemas e apresentação artística.


Na próxima semana, o grupo EMCANTAR realiza o lançamento do primeiro livro de seu fundador, Marco Aurélio Querubim. Intitulado “ENTREDENTES: uma filosofia do óbvio”, produto é composto por um livro, um CD com 18 trilhas inéditas e um DVD com 11 videopoemas.

Na quinta-feira, dia 12, Uberlândia receberá o lançamento, às 20h, no Teatro Rondon Pacheco. Já em Araguari, evento será no domingo, dia 15, às 20h, no Cine Teatro Odette.

“ENTREDENTES é uma obra que foi construída ao longo dos últimos anos, paralelamente aos outros projetos do EMCANTAR. É um trabalho com enfoque na ludicidade da palavra como objeto sonoro, visual e impregnado de possibilidades, de significados muitas vezes óbvios o bastante para passarem despercebidos”, resume o autor.

Além das criações próprias, Marco Aurélio musicou o poema “Círculo Vicioso”, de Machado de Assis, que aparece entre as trilhas e os videopoemas.

A obra contou ainda com participação de Enzo Banzo e Carlim Ribeiro na produção musical das trilhas; Guilherme Lopes na direção dos videopoemas; e Eduardo Bernardt no design gráfico do livro. “O CD apresenta pequenas cápsulas sonoras avivadas pelas vozes do grupo EMCANTAR. Já os videopoemas reúnem poemas, trilhas e animações em 2D e 3D. No livro, a forma gráfica dos poemas trata a palavra como imagem, num flerte com as artes visuais”, explica Querubim.

O evento contará com sessão de autógrafos, exibição dos videopoemas e apresentação artística de um novo espetáculo do EMCANTAR: “Palavra Circense”. Nesta nova montagem, os integrantes do grupo dividem o palco com 14 crianças que frequentam os projetos socioeducativos desenvolvidos pela instituição.

“Palavra Circense é um espetáculo em que artistas e ‘curionças’ convidam a brincar e cantar com palavras, envolvidos na expectativa de um circo que está por chegar. A montagem foi criada a partir da tecnologia educacional Escutatória e apresenta parte do repertório de ENTREDENTES”, explica Mariane de Ávila, artista e produtora do EMCANTAR.



ENTREDENTES é um lançamento do EMCANTAR com apoio do Instituto Algar de Responsabilidade Social e da Lei Rouanet.  Os Videopoemas e as trilhas estão disponíveis no site www.entredentes.com.br. Para mais informações, ou ainda para adquirir este e outros produtos do EMCANTAR, acesse www.emcantar.org

Serviço:
Lançamento de ‘ENTREDENTES: uma filosofia do óbvio’
Uberlândia: 12 de dezembro, às 20h, no Teatro Rondon Pacheco
Araguari: 15 de dezembro, às 20h, no Cine Teatro Odette
Entrada franca com retirada de ingressos nas bilheterias dos teatros, com 2 dias de antecedência, das 14h às 18h. (Limite de 2 ingressos por pessoa)
Classificação livre

FONTE: Ciclo Assessoria de Imprensa
FOTO: Douglas Luzz

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Crianças e adolescentes farão lançamento de livro e mostra de vídeos em Uberlândia

Evento marca finalização das atividades em 2013 dos projetos de formação “Ideias Incontidas” e “Olho Portátil II”, realizados pelo EMCANTAR.

Durante o ano, cerca de 100 crianças e adolescentes tiveram oportunidade de trabalhar a criação e produção de um livro com poemas, histórias e ilustrações, enquanto outro grupo, com cerca de 90 integrantes, atuou na produção de vídeos com uso de celulares. Todas estas experiências foram vivenciadas por meio de oficinas promovidas pelos projetos de formação Ideias Incontidas III e Olho Portátil II, realizados pelo grupo EMCANTAR na região leste de Uberlândia.

Resultados destes dois projetos serão apresentados para comunidade nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, com lançamento do livro Ideias Incontidas III e Mostra de Vídeos.

“Durante o ano, os participantes do Ideias Incontidas vivenciaram a literatura de várias formas, contação de histórias, visitas de personagens, rodas de leitura, entre outras, o que resultou na criação de um repertório de estímulos que se transformaram em criações inéditas, as quais estão registradas no livro”, conta Ana Lopez, artista-educadora do EMCANTAR.

Crianças e adolescentes na oficina de literatura.


“Os vídeos que serão exibidos na mostra são resultado do trabalho de produção audiovisual com o uso dos celulares. Por meio de técnicas e muita criatividade, os integrantes do projeto contam histórias de ficção, falam da sua cultura e expressam sua arte”, comenta Aline Miguel, oficineira de audiovisual do EMCANTAR.

Participante do Olho Portátil registrando o roteiro, criado coletivamente, com o celular 

De acordo com Ana Carolina Ferreira, coordenadora pedagógica dos projetos, mais do que apresentar os resultados dos dois projetos, este será um momento também de formação e debate sobre produção artística e desenvolvimento humano com crianças e adolescentes. “Evento terá ainda palestra com escritora Cleusa Bernardes e com professora e cineasta Rose Satiko. Além de apresentações artísticas com músico Enzo Banzo, da banda Porcas Borboletas, e com grupo teatral uberlandense Trupe dos Truões”, revela Ferreira.

Evento de finalização dos projetos será realizado a partir das 19h, no Center Convention, em Uberlândia, com entrada franca.

Serviço
Lançamento do livro Ideias Incontidas III e Mostra de vídeos do Olho Portátil II
Data: 5 de dezembro - quinta-feira
Horário: das 19h às 22h
Local: Center Convention – Uberlândia (MG)
Entrada franca.

Sobre os Projetos:
Olho Portátil II é um projeto de formação cultural com crianças e adolescentes alunos de escolas públicas da região leste de Uberlândia (MG), contemplando atividades que integram música, literatura, manifestações populares, teatro e audiovisual. Em seu terceiro ano de realização, é apresentado pelo Governo de Minas e Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Saiba mais em www.olhoportatil.blogspot.com.

Ideias Incontidas ano III é um projeto de formação cultural fundado na experiência e criação literárias e desenvolvido por meio de oficinas com crianças e adolescentes alunos de escolas públicas da região leste de Uberlândia (MG). Em seu terceiro ano de realização, é apresentado pelo Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais em www.ideiasincontidas.blogspot.com.br.

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 20 cidades, 117 escolas, 6,7 mil alunos, 350 educadores e a participação voluntária de 570 associados da Algar. (*Dados referentes a 2012). Dentre eles, o Programa Algar Transforma, que atende 9 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

Fonte: Ciclo Assessoria de Imprensa
Fotos: Douglas Luzz

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Projeto Curupira 2013


Curupira encerra 2013 com espetáculo inédito esta semana

Apresentação será no próximo sábado, às 20h, no Educandário Lar da Criança, em Araguari.

Neste sábado, dia 30 de novembro, as crianças do Projeto Curupira, realizado pelo grupo EMCANTAR, apresentarão o espetáculo inédito “Curupira 2013”, às 20h, no Educandário Lar da Criança, em Araguari (MG). Apresentação será aberta ao público.

O espetáculo foi construído durante oficinas realizadas com 107 crianças, de 5 a 12 anos, no Educandário. “Ao longo deste ano, preparamos todos os participantes para a apresentação. Para isso, foram realizadas várias atividades de criação artística individual e coletiva, trabalhos em grupos, e eventos como intercâmbio e passeios culturais, apresentações públicas, entre outras técnicas para desenvolvimento das habilidades artísticas. Espetáculo de encerramento é um momento aguardado sempre com muita ansiedade por todos nós do projeto”, revela Francine Rezende, coordenadora das oficinas do Curupira.

De acordo com Rezende, apresentação artística desse ano será um passeio pelos quatro cantos do Brasil, por meio de ritmos e expressões das regiões do país. “O enredo é conduzido por um menino, poeta e cantador, que juntamente com sua amiga espevitada, à procura de palavras perdidas de seu livro de poesia, saiu viajando em um redemoinho e parando por algumas regiões do nosso Brasil. Enquanto viajam, conhecem figuras históricas e os diferentes ritmos brasileiros”, apresenta.

“E para dar um gostinho bem mineiro para o momento, as barraquinhas de pastel e cachorro quente estarão prontas para a degustação”, completa coordenadora do Curupira.

Projeto Curupira

Projeto Curupira é realizado desde 2007 pela parceria entre EMCANTAR, SICOOB Aracoop, Ozanam – Programa de Assistência Familiar, CDL Araguari e Educandário Lar da Criança. Tem como principal objetivo promover o desenvolvimento humano das crianças frequentadoras do Educandário, por meio da realização de ações de Cultura, Artes e Educação Ambiental. Em 7 anos, o Projeto já atendeu cerca de 500 crianças e adolescentes. Em 2013, as oficinas são desenvolvidas com 107 crianças de 5 a 12 anos, nas terças e quintas-feiras. Acompanhe os resultados do projeto pelo site: www.emcantar.org

Serviço
Espetáculo Curupira 2013
Data: Sábado, 30 de novembro
Horário: 20h
Local: Educandário Lar da Criança – Araguari – MG
Entrada franca e classificação livre.

Outras informações
Ciclo Assessoria de Imprensa
(34) 3255 2374

www.twitter.com/cicloascom

Curupira encerra 2013 com espetáculo inédito esta semana

Apresentação será no próximo sábado, às 20h, no Educandário Lar da Criança, em Araguari.

Neste sábado, dia 30 de novembro, as crianças do Projeto Curupira, realizado pelo grupo EMCANTAR, apresentarão o espetáculo inédito “Curupira 2013”, às 20h, no Educandário Lar da Criança, em Araguari (MG). Apresentação será aberta ao público.

O espetáculo foi construído durante oficinas realizadas com 107 crianças, de 5 a 12 anos, no Educandário. “Ao longo deste ano, preparamos todos os participantes para a apresentação. Para isso, foram realizadas várias atividades de criação artística individual e coletiva, trabalhos em grupos, e eventos como intercâmbio e passeios culturais, apresentações públicas, entre outras técnicas para desenvolvimento das habilidades artísticas. Espetáculo de encerramento é um momento aguardado sempre com muita ansiedade por todos nós do projeto”, revela Francine Rezende, coordenadora das oficinas do Curupira.

De acordo com Rezende, apresentação artística desse ano será um passeio pelos quatro cantos do Brasil, por meio de ritmos e expressões das regiões do país. “O enredo é conduzido por um menino, poeta e cantador, que juntamente com sua amiga espevitada, à procura de palavras perdidas de seu livro de poesia, saiu viajando em um redemoinho e parando por algumas regiões do nosso Brasil. Enquanto viajam, conhecem figuras históricas e os diferentes ritmos brasileiros”, apresenta.

“E para dar um gostinho bem mineiro para o momento, as barraquinhas de pastel e cachorro quente estarão prontas para a degustação”, completa coordenadora do Curupira.

Projeto Curupira

Projeto Curupira é realizado desde 2007 pela parceria entre EMCANTAR, SICOOB Aracoop, Ozanam – Programa de Assistência Familiar, CDL Araguari e Educandário Lar da Criança. Tem como principal objetivo promover o desenvolvimento humano das crianças frequentadoras do Educandário, por meio da realização de ações de Cultura, Artes e Educação Ambiental. Em 7 anos, o Projeto já atendeu cerca de 500 crianças e adolescentes. Em 2013, as oficinas são desenvolvidas com 107 crianças de 5 a 12 anos, nas terças e quintas-feiras. Acompanhe os resultados do projeto pelo site: www.emcantar.org

Serviço
Espetáculo Curupira 2013
Data: Sábado, 30 de novembro
Horário: 20h
Local: Educandário Lar da Criança – Araguari – MG
Entrada franca e classificação livre.

Outras informações
Ciclo Assessoria de Imprensa
(34) 3255 2374

www.twitter.com/cicloascom

Curupira encerra 2013 com espetáculo inédito esta semana

Apresentação será no próximo sábado, às 20h, no Educandário Lar da Criança, em Araguari.

Neste sábado, dia 30 de novembro, as crianças do Projeto Curupira, realizado pelo grupo EMCANTAR, apresentarão o espetáculo inédito “Curupira 2013”, às 20h, no Educandário Lar da Criança, em Araguari (MG). Apresentação será aberta ao público.

O espetáculo foi construído durante oficinas realizadas com 107 crianças, de 5 a 12 anos, no Educandário. “Ao longo deste ano, preparamos todos os participantes para a apresentação. Para isso, foram realizadas várias atividades de criação artística individual e coletiva, trabalhos em grupos, e eventos como intercâmbio e passeios culturais, apresentações públicas, entre outras técnicas para desenvolvimento das habilidades artísticas. Espetáculo de encerramento é um momento aguardado sempre com muita ansiedade por todos nós do projeto”, revela Francine Rezende, coordenadora das oficinas do Curupira.

De acordo com Rezende, apresentação artística desse ano será um passeio pelos quatro cantos do Brasil, por meio de ritmos e expressões das regiões do país. “O enredo é conduzido por um menino, poeta e cantador, que juntamente com sua amiga espevitada, à procura de palavras perdidas de seu livro de poesia, saiu viajando em um redemoinho e parando por algumas regiões do nosso Brasil. Enquanto viajam, conhecem figuras históricas e os diferentes ritmos brasileiros”, apresenta.

“E para dar um gostinho bem mineiro para o momento, as barraquinhas de pastel e cachorro quente estarão prontas para a degustação”, completa coordenadora do Curupira.

Projeto Curupira

Projeto Curupira é realizado desde 2007 pela parceria entre EMCANTAR, SICOOB Aracoop, Ozanam – Programa de Assistência Familiar, CDL Araguari e Educandário Lar da Criança. Tem como principal objetivo promover o desenvolvimento humano das crianças frequentadoras do Educandário, por meio da realização de ações de Cultura, Artes e Educação Ambiental. Em 7 anos, o Projeto já atendeu cerca de 500 crianças e adolescentes. Em 2013, as oficinas são desenvolvidas com 107 crianças de 5 a 12 anos, nas terças e quintas-feiras. Acompanhe os resultados do projeto pelo site: www.emcantar.org

Serviço
Espetáculo Curupira 2013
Data: Sábado, 30 de novembro
Horário: 20h
Local: Educandário Lar da Criança – Araguari – MG
Entrada franca e classificação livre.

Outras informações
Ciclo Assessoria de Imprensa
(34) 3255 2374

www.twitter.com/cicloascom

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

EMCANTAR realizará Alvorada Cultural no próximo dia 23

Evento marca a finalização das atividades do Projeto Oficinas de Canto, Teatro e Percussão com apresentação inédita, além da montagem “Palavra Circense” do grupo artístico do EMCANTAR com crianças e adolescentes, entre outras atrações.


No próximo sábado, 23 de novembro, EMCANTAR e parceiros realizarão a 6ª edição do Alvorada Cultural com diversas apresentações artísticas de participantes dos projetos do EMCANTAR, de grupos locais e de outros projetos sociais convidados. Atividades serão realizadas das 16h às 20h, no Clube Cesag, bairro Alvorada, em Uberlândia (MG).

“Alvorada Cultural é um evento consolidado no setor leste de Uberlândia. Este ano teremos várias apresentações artísticas dos projetos do EMCANTAR e também de convidados. Com certeza é um momento de democratização do acesso aos bens culturais”, destaca Ana Paula Rabelo, coordenadora geral do EMCANTAR.

O dia é aguardado com ansiedade pelos 80 participantes do projeto Oficinas de Canto, Teatro e Percussão, pois marca o encerramento das atividades em 2013 com apresentação do espetáculo inédito.

“Preparamos um repertório construído a partir das oficinas ao longo do ano que contemplou artistas renomados e também canções infantis e do cancioneiro popular. O espetáculo remete ao quintal como lugar para se brincar, ouvir histórias, dar risadas, fazer travessuras, ouvir bronca de mãe, entre outras atividades”, explica Viviane Rodrigues, artista-educadora do EMCANTAR.

EMCANTAR apresenta nova montagem com crianças e adolescentes

No Alvorada Cultural será apresentada também a montagem Palavra Circense, espetáculo do EMCANTAR com participação de crianças e adolescentes do setor leste de Uberlândia.

“Palavra Circense é um espetáculo em que artistas e ‘curionças’ convidam a brincar e cantar com palavras, envolvidos na expectativa de um circo que está por chegar”, afirma Mariane de Ávila, artista e produtora do EMCANTAR.

Nessa montagem, música e palavra se juntam e formam canções lúdicas, alegres, que apresentam ao público o novo repertório autoral de Marco Aurélio Querubim, fundador do EMCANTAR. A Palavra Circense foi criada a partir da Tecnologia Educacional Escutatória com 14 crianças e adolescentes do setor leste de Uberlândia. Por meio de estímulos, criação e produção artísticas, o espetáculo estreia no Alvorada Cultural, com grande expectativa do público e dos artistas. Essa montagem é apresentada pelo Governo de Minas e Instituto Algar, viabilizada pelo projeto Escutatória – Circulação e Montagem, com incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Governo de Minas.

Tendas de Serviços Comunitários e Artesanato

Além das apresentações artísticas serão oferecidos serviços sociais e comunitários, como apresentação de projetos sociais que acontecem na região, salão de beleza, praça de alimentação, e comércio de artesanatos produzidos pela própria comunidade da região leste uberlandense.

“Evento é aberto a toda família. Para proporcionar oportunidade de mais pessoas participarem, será disponibilizado transporte para comunidade, passando nas escolas da região a partir das 15h30”, explica Rabelo.



Fonte: Ciclo Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Escola em Araguari receberá apresentação cultural do Projeto Curupira

 Grupo composto por 17 crianças participantes do projeto irão levar um pouco do trabalho para outras crianças.

No próximo dia 19, terça-feira, os estudantes da Escola Estadual Paes de Almeida, em Araguari, receberão apresentação cultural de um grupo de artistas mirins, composto por 17 crianças, de 9 a 12 anos, participantes do Projeto Curupira, desenvolvido pelo EMCANTAR no Educandário Lar da Criança. Apresentação cênica será às 16 horas.

De acordo com Francine Rezende, coordenadora das oficinas do Curupira, esse grupo é resultado do processo de desenvolvimento das crianças contando com apresentações em eventos de parceiros do projeto e, ainda, como um exemplo e estímulo aos demais participantes do Curupira. “Grupo foi criado com crianças que já participam do projeto há no mínimo 2 anos e que demonstraram habilidades artísticas mais desenvolvidas. Além de envolvimento, comprometimento, responsabilidade, entre outros comportamentos importantes para um artista”, conta Rezende.


Mais do que uma apresentação artística, este momento na Escola será uma oportunidade de apresentar à comunidade o desenvolvimento das crianças e prepará-las também para espetáculo do Curupira 2013 que reunirá todos participantes do projeto no dia 30 de novembro, às 20h no Educandário Lar da Criança, em Araguari, em apresentação aberta ao público.



Curupira
Projeto Curupira é realizado desde 2007 pela parceria entre EMCANTAR, SICOOB Aracoop, Ozanam – Programa de Assistência Familiar, CDL Araguari e Educandário Lar da Criança. Tem como principal objetivo promover o desenvolvimento humano das crianças frequentadoras do Educandário, por meio da realização de ações de Cultura, Artes e Educação Ambiental. Em 2013, as oficinas são desenvolvidas com 107 crianças de 5 a 12 anos, nas terças e quintas-feiras. Acompanhe os resultados do projeto pelo site: www.emcantar.org



Fotos (Douglas Luzz): Preparação para espetáculo Curupira 2013 é realizada durante oficinas no Educandário Lar da Criança.

Fonte: Ciclo Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Participantes de projetos culturais conhecem a Escola de Samba Tabajara

Será um dia especial para conhecer um pouco da história artística e cultural do Bairro Patrimônio, um dos mais antigos de Uberlândia.

Bairro Patrimônio é uma referência em Uberlândia nas tradições culturais afrodescendentes. Seus moradores destacam-se principalmente na música e na dança. Como resultado, a escola de samba do bairro Tabajara Sociedade Recreativa possui o maior número de vitórias nos carnavais da cidade.

E, é um pouco da tradição e história da escola de samba e deste bairro, um dos mais antigos bairros da cidade, que as crianças e os adolescentes que participam dos projetos de formação cultural do EMCANTAR vão conhecer nesta terça-feira, dia 5 de novembro. Visita ao Terreirão do Samba será organizada em dois períodos: das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h, para atender maior número de participantes de três projetos: Ideias Incontidas; Olho Portátil; Oficinas de Canto, Teatro e Percussão.

“Neste encontro, eles conhecerão a história da Tabajara e do bairro Patrimônio contada por um dos fundadores da escola, coordenador da Velha Guarda, mestre Bolim, e também por outros integrantes da Tabajara. Com certeza será um momento de aprendizado para todas estas crianças e adolescentes”, afirma a coordenadora pedagógica dos projetos, Ana Carolina Ferreira.

“A contação de histórias é uma atividade muito interessante para participantes do projeto Ideias Incontidas, pois eles estão preparando um livro. Por meio desse bate-papo, irão conhecer a história da cidade e produzir textos escritos e orais sobre as histórias de vida dos moradores”, explica Ana Lopez, arte-educadora do EMCANTAR.



Segundo Aline Miguel, mais do que histórias, este passeio cultural oferecerá aos integrantes do projeto Olho Portátil o acesso à cultura imaterial de Uberlândia, por meio de histórias e manifestações artísticas de um grupo cultural que se expressa há quase 60 anos na festa do Carnaval. “Todo esse material e experiência servirão também para que os participantes aprendam e produzam documentário em vídeo”, declara oficineira do EMCANTAR.




“Aproveitando toda experiência artística e cultural destes moradores, nosso objetivo é propiciar o encontro entre os participantes do Canto, Teatro e Percussão e os artistas populares integrantes da Tabajara com intuito de estimular a vivência artística e a percepção de elementos estéticos que compõem um espetáculo”, justifica Viviane Rodrigues, artista-educadora do projeto que integra linguagens artísticas.



Ao final do encontro está programada vivência de uma música da Tabajara em conjunto entre ritmistas da escola e participantes dos projetos do EMCANTAR.

Serviço:
Passeio Cultural
Terça-feira, dia 5 de novembro
Horários: 8h30 às 10h30 / 14h às 16h
Terreirão do Samba: Av. das Américas, 390, Patrimônio, Uberlândia – MG


Saiba mais sobre os projetos:

Ideias Incontidas ano III é um projeto de formação cultural fundado na experiência e criação literárias e desenvolvido por meio de oficinas semanais com crianças e adolescentes alunos de escolas públicas da região leste de Uberlândia-MG. Acesse o blog http://www.ideiasincontidas.blogspot.com.br. Já em seu terceiro ano de realização, projeto é apresentado pelo Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Olho Portátil II é um projeto de formação cultural com crianças e adolescentes alunos de escolas públicas da região leste de Uberlândia, contemplando atividades que integram música, literatura, manifestações populares, teatro e audiovisual. Os principais resultados esperados são a produção e publicação de vídeos no blog www.olhoportatil.blogspot.com e a realização de mostras de vídeos ao final do ano. Em seu terceiro ano de realização, o Projeto é apresentado pelo Governo de Minas e Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Projeto Oficinas de Canto, Teatro e Percussão é apresentado pelo Instituto Algar e Governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Sua realização é feita pela parceria entre EMCANTAR, Programa Algar Transforma, ONG CASA e escolas estaduais e municipais em Uberlândia. Oficinas são desenvolvidas nas terças, quartas e quintas-feiras, no Clube Cesag, bairro Alvorada, em Uberlândia. Acesse: www.emcantar.org

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 20 cidades, 117 escolas, 6,7 mil alunos, 350 educadores e a participação voluntária de 570 associados da Algar. (*Dados referentes a 2012). Dentre eles, o Programa Algar Transforma, que atende 9 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.


Outras informações
Ciclo Assessoria de Imprensa
 (34) 3255 2374


Fotos: Douglas Luzz

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Crianças e adolescentes preparam-se para apresentação artística em Uberlândia

Próximas etapas serão desenvolvidas em escolas públicas nos dias 31 de outubro e 06 e 07 de novembro.

Esta semana, participantes do projeto “Canto, Teatro e Percussão” terão como novo desafio: apresentarem-se para familiares e comunidade escolar de duas escolas públicas e uma Ong, em Uberlândia, parceiras do projeto. Atividade integra processo de preparação para apresentação artística que será realizada no evento Alvorada Cultural, em novembro deste ano.

“Todos aguardam com ansiedade o Alvorada Cultural. Por isso, programamos algumas apresentações na comunidade para que estas crianças e adolescentes possam se exercitar como artistas e, assim, prepararem-se para espetáculo final.”, explica Viviane Rodrigues, oficineira do EMCANTAR.

Primeira apresentação acontecerá na ONG CASA, no dia 31 de outubro, às 18h. Já no dia 06 de novembro, crianças e adolescentes do Projeto se apresentarão na Escola Estadual Presidente Juscelino Kubistchek às 07h e, para finalizar, dia 07 de novembro às 07h na Escola Municipal Doutor Joel Cupertino.

“Será ainda uma oportunidade para estudantes e familiares conhecerem o trabalho desenvolvido. Além da iniciação artística, projeto contempla formação pessoal e desenvolvimento humano. Agora é momento das famílias conferirem a evolução deles em todas essas áreas”, destaca coordenadora do EMCANTAR, Ana Paula Rabelo.




Projeto
Projeto “Oficinas de Canto, Teatro e Percussão” é apresentado pelo Instituto Algar e Governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. É realizado pelo EMCANTAR em parceria com Programa Algar Transforma, ONG CASA e escolas estaduais e municipais da região lesta de Uberlândia. Oficinas são desenvolvidas nas terças, quartas e quintas-feiras, no Clube Cesag, bairro Alvorada, em Uberlândia. Saiba mais pelo site: www.emcantar.org

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 20 cidades, 117 escolas, 6,7 mil alunos, 350 educadores e a participação voluntária de 570 associados da Algar. (*Dados referentes a 2012). Dentre eles, o Programa Algar Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

Serviço:
Apresentação do projeto Canto, Teatro e Percussão nas escolas
ONG CASA
31 de outubro, às 18h

E.E. Presidente Juscelino Kubistchek
06 de novembro, às 07h

E.M. Dr Joel Cupertino
07 de novembro, às 10h

Fonte: Ciclo Ascom
Foto: Douglas Luzz

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Participantes de projetos culturais do EMCANTAR apresentam suas experiências em escolas públicas

Entre 28 de outubro e 7 de novembro, escolas em Uberlândia receberão mostras de vídeos e bate-papo literário realizados por crianças e adolescentes.

A partir da próxima semana, cinco escolas públicas em Uberlândia receberão crianças e adolescentes dos projetos de formação realizados pelo grupo EMCANTAR, na região leste da cidade. Atividades envolvem mostra de vídeos e bate-papo literário direcionados aos estudantes e familiares.

Protagonizados pelos participantes do projeto Olho Portátil, o Cinefamília é a mostra dos vídeos produzidos pelos próprios integrantes do projeto à comunidade escolar. Uma oportunidade para outros estudantes conhecerem como é feita a produção cinematográfica com uso de celulares. Mostra será apresentada em três sessões em duas escolas, entre dias 28 de outubro e 1° de novembro.



Enquanto isso, participantes do projeto Ideias Incontidas terão um bate-papo literário com estudantes sobre produção do livro Ideias Incontidas III que será lançado no final deste ano. Conversa será realizada em quatro escolas, entre 28 de outubro e 7 de novembro. “A ideia desse encontro é que os alunos possam contar um pouco da sua experiência na produção de um livro, estimulando outras crianças e adolescentes no embarquem nessa aventura”, explica Ana Lopez, oficineira do EMCANTAR.



Todas as atividades serão abertas também aos familiares dos integrantes dos projetos. “Convite aos pais é para que eles possam conhecer um pouco mais sobre tarefas de seus filhos. É uma boa oportunidade de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido”, justifica oficineira do EMCANTAR, Aline Miguel.

Serviço
Cinefamília – projeto Olho Portátil
28/10 – E.M. Hilda Leão Carneiro - 7h
28/10 – E.M. Hilda Leão Carneiro - 13h
1°/11 – E.E. do Jardim Ipanema – 7h

Bate-papo literário – Projeto Ideias Incontidas
28/10 – E.M. Hilda Leão Carneiro - 7h
31/10 – E.M. Dr. Joel Cupertino - 18h
06/11 – E.E. Presidente JK – 7h
07/11 – E.M. Eugênio Pimentel Arantes – 7h

Conheça os projetos

Olho Portátil II é um projeto de formação cultural com crianças e adolescentes alunos de escolas públicas da região leste de Uberlândia, contemplando atividades que integram música, literatura, manifestações populares, teatro e audiovisual. Os principais resultados esperados são a produção e publicação de vídeos no blog www.olhoportatil.blogspot.com e a realização de mostras de vídeos ao final do ano. Em seu terceiro ano de realização, o Projeto é apresentado pelo Governo de Minas e Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Ideias Incontidas ano III é um projeto de formação cultural fundado na experiência e criação literárias e desenvolvido por meio de oficinas semanais com crianças e adolescentes alunos de escolas públicas da região leste de Uberlândia-MG. Saiba mais pelo blog http://www.ideiasincontidas.blogspot.com.br. Já em seu terceiro ano de realização, projeto é apresentado pelo Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 20 cidades, 117 escolas, 6,7 mil alunos, 350 educadores e a participação voluntária de 570 associados da Algar. (*Dados referentes a 2012). Dentre eles, o Programa Algar Transforma, que atende 9 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.


Fotos (Douglas Luzz): Oficinas dos projetos Olho Portátil e Ideias Incontidas.
Fonte: Ciclo Assessoria de Imprensa

sábado, 12 de outubro de 2013

Na linha da leveza...

O mestre e o lago
(autor desconhecido)

Um Mestre pediu a um jovem triste que colocasse um punhado de sal em um copo d´água e bebesse. 
- Qual é o sabor ? - perguntou o Mestre.
- Ruim! - disse o aprendiz.


O Mestre sorriu ternamente e pediu ao jovem que pegasse a mesma quantidade de sal e a levasse a um lago.
Chegando ao lago, o jovem jogou o sal na água. Então o Mestre orientou:
- Beba um pouco dessa água e me diz qual é o sabor.
- Bom! - disse o rapaz.
- Você sente gosto do sal? -indagou o Mestre
- Não... - disse o jovem


O Mestre então sentou ao lado do jovem, pegou sua mão e disse:
- A dor na vida de uma pessoa não muda e sua aparição é inevitável. No entanto, o sabor da dor depende do lugar onde a colocamos e sua relação com os outros aspectos de nossa vida.

Dessa forma, coloque sua dor em um ambiente maior. Aumente o sentido e significados das coisas boas e dilua a dor. Deixe de ser um copo, torne-se um lago.

O jovem sorriu agradecido pela lição e, desde então, amplia cada vez mais seu lago interior. 

*presente de outra amiga. Sou abençoada ou não?!

Dica de Leitura :: A arte de ser leve, de Leila Ferreira

Há algum tempo venho querendo atualizar meu blog, mas estava "sem tempo"! Ou talvez porque esse ano eu tenha tomado uma decisão que influenciou todas as outras: cuidar de mim! Mas agora tenho um motivo pra lá de especial para escrever no Partilha: acabo de ler um livro, emprestado por uma amiga-anjo-madrinha, que tem coisas lindas que podem inspirar pessoas que estejam, assim como eu, buscando "minguar o peso das coisas".

O mais interessante é, como diz um amigo, "o maravilho movimento das coisas e suas relações infinitas". Ela me emprestou o livro há algum tempo, mas também estava sem tempo para ler. Na ocasião, acredito que tenha sido numa perspectiva de ajuda, orientação, conselho... E só agora, depois de uma intensa e longa viagem interior, que ainda não terminei, é que me levantei do sofá e decidi ler o livro! Tudo tem sua hora... Ele caiu como uma luva para reforçar coisas que acredito, relembrar outras que sei na teoria e me estimular (e muito!) a me exercitar na busca, sem pressa, pela leveza.

O livro - A arte de ser leve - foi escrito por uma jornalista, Leila Ferreira, mineira como eu (ela é de Araxá - cidade que particularmente adoro!). A escritora conta histórias e diálogos que ela teve com pessoas, de mais variadas idades, profissões, formações, localizações, e que tratam da leveza, da gentileza, da desaceleração, descomplicação... Não é um livro de receitas ou de fórmulas mágicas. Mas estímulos a ver, sentir, pensar e agir diferente.

Seguem alguns dos vários trechos que me marcaram... É bom escrever para, além de compartilhar, me ajudar a não esquecer:

"É preciso ser leve como pássaro, e não como a pluma. (...). A pluma flutua - um voo sem plano, sem direção, sem desafios. Os pássaros riscam o ar com precisão, colocam a leveza a serviço do existir."

"A esperança nos dá asas. O desespero nos dá pés de chumbo." Mário Sérgio Cortella

"Também se torna mais simples fazer algo que é alicerce da convivência: escutar o que o outro diz, uma prática seriamente ameaçada de extinção. Falamos, falamos - ah, como falamos. Mas escutar, mesmo, que é mais do que ouvir porque envolve atenção, costuma ficar para depois." 

"E se me dessem - um dia - uma oportunidade,
eu nem olhava o relógio.
Seguia sempre, sempre em frente...
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas" (Mário Quintana)

"Ele (Tal Ben-Shahar, filósofo e psicólogo) enxerga na felicidade a mistura de duas coisas: prazer e significado, ou seja, a pessoa feliz desfruta de emoções positivas e, ao mesmo tempo, vê que sua vida tem sentido. Isso não se limita a um ou mais momentos: é um estado que acompanha o indivíduo mesmo quando está sofrendo. Na hora do sofrimento, quem tem objetivos maiores e vê sentido na própria vida continua feliz - aquela felicidade que aceita se misturar com a tristeza."


Quem me conhece sabe que sou bem contraditória (e quem não é?!). Prática, objetiva, brava, sentimental, chorona, amorosa... Gosto de alegria, mas costumo carregar muito peso desnecessário na bagagem! Tenho buscado o equilíbrio para ser como um pássaro, e esse livro ajudou e muito!

E sabe o que e mais engraçado, termino a leitura e faço esse post no dia que ela, aquela amiga, comemora o aniversário dela. Me diz, quem é que ganhou o presente?!

domingo, 23 de junho de 2013

Para ler, refletir e tentar colocar em prática todos os dias...

Há muitos e muitos anos atrás eu ouvi esse texto no rádio. Ele me marcou muito! Mesmo não lembrando exatamente de tudo o que ele dizia, parece que em meu coração muitas coisas ficaram marcadas e vejo que muitas crenças que tenho até hoje são frutos dessas reflexões. 
Hoje, sem nenhum esforço, um trecho me veio à cabeça. Resolvi pesquisar o texto. Foi providencial (re)ler tudo isso. Espero que você também goste!

Depois de um tempo...
Willian Shakespeare

Depois de algum tempo... você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. 

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. 

Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. 

Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, porque se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. 

Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.

Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!

Fonte: http://pensador.uol.com.br/frase/MTg1NjAy/

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Crianças e adolescentes do projeto Ideias Incontidas visitam Parque Gráfico da Algar Mídia

Passeios serão na próxima terça, dia 28, de manhã e a tarde.

Primeiro passeio cultural do projeto Ideias Incontidas em 2013 será na próxima terça-feira, dia 28, no Parque Gráfico da Algar Mídia, em Uberlândia (MG). A artista-educadora Ana Lopez acompanhará as crianças e adolescentes do Projeto. Uma turma fará o passeio às 8h30 e a outra às 14h30.

“No parque gráfico, os participantes poderão conhecer o processo de elaboração e produção de livros, revistas, jornais. Eles já produziram as primeiras histórias que irão compor o livro "Ideias Incontidas III". Agora é a vez de conhecerem como essas produções ganham as cores e o formato de livro na gráfica”, destaca Lopez.

De acordo a oficineira, para este ano, estão programados 8 passeios culturais, sendo 2 por turma, como estratégia de ampliação do repertório cultural dos participantes e estímulo para a criação de textos. Os passeios são realizados no mesmo horário das oficinas.

Sobre o Projeto

Projeto de formação cultural, fundado na experiência e criação literárias, é desenvolvido por meio de oficinas semanais com crianças e adolescentes alunos de escolas públicas da região leste de Uberlândia-MG, todas as terças e quartas-feiras no Clube Cesag (Rua Maria Augusta de Morais, 04. Alvorada).

Já em seu terceiro ano de realização, Projeto é apresentado pelo Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
 
Principais resultados esperados são a publicação de produções textuais na internet e em um livro, que será lançado no final do ano. Além da realização de bate-papos literários entre os participantes e escritores de literatura infanto-juvenil e com alunos de escolas públicas.
 
Conheça mais sobre o Ideias Incontidas pelo blog www.ideiasincontidas.blogspot.com




Sobre o Instituto Algar

Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 16 cidades, 117 escolas, 6,7 mil alunos, 350 educadores e a participação voluntária de 570 associados da Algar. (*Dados referentes a 2012). Dentre eles, o Programa Algar Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.
  
Serviço
O quê: Passeio Cultural do Projeto Ideias Incontidas
Quando: terça-feira, dia 28. Manhã e tarde (8h40 às 9h40/ 14h30 às 15h30)
Onde: Parque Gráfico da Algar Mídia: Rua José Andraus Gassani, 4555, Distrito Industrial, Uberlândia (MG).


Fonte: Ciclo Assessoria de Imprensa
Foto: Douglas Luzz