segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Participantes de projetos culturais conhecem a Escola de Samba Tabajara

Será um dia especial para conhecer um pouco da história artística e cultural do Bairro Patrimônio, um dos mais antigos de Uberlândia.

Bairro Patrimônio é uma referência em Uberlândia nas tradições culturais afrodescendentes. Seus moradores destacam-se principalmente na música e na dança. Como resultado, a escola de samba do bairro Tabajara Sociedade Recreativa possui o maior número de vitórias nos carnavais da cidade.

E, é um pouco da tradição e história da escola de samba e deste bairro, um dos mais antigos bairros da cidade, que as crianças e os adolescentes que participam dos projetos de formação cultural do EMCANTAR vão conhecer nesta terça-feira, dia 5 de novembro. Visita ao Terreirão do Samba será organizada em dois períodos: das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h, para atender maior número de participantes de três projetos: Ideias Incontidas; Olho Portátil; Oficinas de Canto, Teatro e Percussão.

“Neste encontro, eles conhecerão a história da Tabajara e do bairro Patrimônio contada por um dos fundadores da escola, coordenador da Velha Guarda, mestre Bolim, e também por outros integrantes da Tabajara. Com certeza será um momento de aprendizado para todas estas crianças e adolescentes”, afirma a coordenadora pedagógica dos projetos, Ana Carolina Ferreira.

“A contação de histórias é uma atividade muito interessante para participantes do projeto Ideias Incontidas, pois eles estão preparando um livro. Por meio desse bate-papo, irão conhecer a história da cidade e produzir textos escritos e orais sobre as histórias de vida dos moradores”, explica Ana Lopez, arte-educadora do EMCANTAR.



Segundo Aline Miguel, mais do que histórias, este passeio cultural oferecerá aos integrantes do projeto Olho Portátil o acesso à cultura imaterial de Uberlândia, por meio de histórias e manifestações artísticas de um grupo cultural que se expressa há quase 60 anos na festa do Carnaval. “Todo esse material e experiência servirão também para que os participantes aprendam e produzam documentário em vídeo”, declara oficineira do EMCANTAR.




“Aproveitando toda experiência artística e cultural destes moradores, nosso objetivo é propiciar o encontro entre os participantes do Canto, Teatro e Percussão e os artistas populares integrantes da Tabajara com intuito de estimular a vivência artística e a percepção de elementos estéticos que compõem um espetáculo”, justifica Viviane Rodrigues, artista-educadora do projeto que integra linguagens artísticas.



Ao final do encontro está programada vivência de uma música da Tabajara em conjunto entre ritmistas da escola e participantes dos projetos do EMCANTAR.

Serviço:
Passeio Cultural
Terça-feira, dia 5 de novembro
Horários: 8h30 às 10h30 / 14h às 16h
Terreirão do Samba: Av. das Américas, 390, Patrimônio, Uberlândia – MG


Saiba mais sobre os projetos:

Ideias Incontidas ano III é um projeto de formação cultural fundado na experiência e criação literárias e desenvolvido por meio de oficinas semanais com crianças e adolescentes alunos de escolas públicas da região leste de Uberlândia-MG. Acesse o blog http://www.ideiasincontidas.blogspot.com.br. Já em seu terceiro ano de realização, projeto é apresentado pelo Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Olho Portátil II é um projeto de formação cultural com crianças e adolescentes alunos de escolas públicas da região leste de Uberlândia, contemplando atividades que integram música, literatura, manifestações populares, teatro e audiovisual. Os principais resultados esperados são a produção e publicação de vídeos no blog www.olhoportatil.blogspot.com e a realização de mostras de vídeos ao final do ano. Em seu terceiro ano de realização, o Projeto é apresentado pelo Governo de Minas e Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Projeto Oficinas de Canto, Teatro e Percussão é apresentado pelo Instituto Algar e Governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Sua realização é feita pela parceria entre EMCANTAR, Programa Algar Transforma, ONG CASA e escolas estaduais e municipais em Uberlândia. Oficinas são desenvolvidas nas terças, quartas e quintas-feiras, no Clube Cesag, bairro Alvorada, em Uberlândia. Acesse: www.emcantar.org

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 20 cidades, 117 escolas, 6,7 mil alunos, 350 educadores e a participação voluntária de 570 associados da Algar. (*Dados referentes a 2012). Dentre eles, o Programa Algar Transforma, que atende 9 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.


Outras informações
Ciclo Assessoria de Imprensa
 (34) 3255 2374


Fotos: Douglas Luzz

Nenhum comentário:

Postar um comentário