Final de semana intenso!
Cultura por todos os lados e dimensões...
Começou na quinta-feira.
Pela manhã, reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Por um lado, é cultura a forma como cuidamos e como vemos que devem ser cuidadas as crianças de nossa cidade. Nossos anseios e nossas preocupação fazem parte de nossa concepção de mundo. Por outro, participar de um órgão de controle social tão bem organizado e estruturado em uma cidade de pequeno-médio porte do interior (Araguari-MG), é participar de uma revolução no fazer político, na cultura política da cidade, do estado e do país.
À tarde, eu e meus amigos do EMCANTAR vivemos um momento ímpar. Um bate-papo com Célio Turino, idealizador do Programa Cultura Viva [na gestão passada do Ministério da Cultura], que representa uma revolução no modo de se pensar e gerir cultura no pais. Cultura duplamente, portanto. (Para saber mais: http://anacarolinapartilha.blogspot.com/2011/03/politicas-culturais-estrategia-de.html)
Nesse momento rico, pudemos contar a ele um pouco de nosso trabalho e ouvir suas contribuições advindas de uma grande experiência, fundamentada em saberes e sabores de fazer cultura no país, e também em valores como fraternidade, solidariedade e justiça.
Na sexta-feira, mais momentos intensos de viver cultura (frase redundante, né?!)
Uma fantástica palestra com Célio Turino na Casa da Cultura de Uberlândia. (Assista no link:http://emcantar.org/emc10.qps/Ref/QUIS-8GJJ5F). Pontos de Cultura, servidores públicos, imprensa, artistas, educadores... reunidos para tratar de nosso fazer cultural, entendido como cultivo, construção de identidade e forma de emancipação. "Ponto de Cultura é igual protagonismo + autonomia elevado à potência de rede, resultando em empoderamento e emancipação.", disse Célio Turino.
Logo após... 8º encontro de violeiros no SESC Uberlândia. AH! Esse eu não podia mesmo faltar.
Ouvir moda de viola, para mim, é como mostrar à alma um espelho...."Oh caminheiro, leva esse recado meu... Oh caminheiro..."
No sábado, mais momentos especiais. Aniversário de André Salomão, meu grande companheiro, comemorado ao som dos clássicos do samba. Comemorar a vida! Dançar com amigos! "Cantando eu mando a tristeza embora!"
Para fechar, domingo! Dia das Mães. Cultura no sangue... cultura na mesa!
Primeiro, missa com homenagem às mães. Final emocionante: "E o olhar de minha mãe na porta eu deixei chorando a me abençoar!"
Depois, almoço na roça. Com parentes queridos que há muito não víamos. Nostalgia. Alegria. Partilha.
_______________________________________________
Escrevi e publiquei esse texto no domingo a tarde. Mas o final de semana cheio de cultura não tinha acabado. Retorno para acrescentar uma parte muito gostosa!
Cheiro de pipoca, algodão-doce, churros e terra. Isso mesmo, fui ao circo! Há muito não fazia isso. Entrar naquele espaço me remeteu à minha infância, uma epóca em que a gente tinha que levar jornal velho para sentar no circo e não sujar a roupa.
Pessoas se desafiando e se superando no palco.
Pessoas se encantando, se emocionando e se divertindo na plateia.
Crianças, pequenas e grandes!
E viva a arte do circo. Universal e singular. Coisa que não pode falar na formação de ninguém... eu sou uma criança mais feliz, porque conheço a imensidão circense.
Agora acabou!
Energias renovadas pra mais uma semana de trabalho, de cultivo.
"Cultura é a expressão da alma de um povo!"
domingo, 8 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário