quarta-feira, 17 de novembro de 2010

EMCANTAR celebra finalização de projeto em evento com presença do MEC

EMCANTAR e Secretaria Municipal de Educação de Araguari promovem um fórum de encerramento do Projeto Piloto da Tecnologia Parangolé

No dia 20 de novembro, representantes do Ministério da Educação, governo estadual e municipal, educadores, artistas, instituições empresariais e do terceiro setor, enfim, atores sociais de todos os setores se reúnem na Capela da UNIPAC para discutir estratégias para a melhoria da educação brasileira. O evento é uma realização do EMCANTAR em parceria com Secretaria Municipal de Educação de Araguari para encerrar o Projeto Piloto da Tecnologia Educacional Parangolé.

A Tecnologia Parangolé, pré-qualificada pelo Guia de Tecnologias Educacionais do MEC de 2010, é uma sistematização da experiência que o EMCANTAR realiza há 15 anos, envolvendo pessoas da comunidade, educadores e alunos da rede pública das cidades de Araguari e Uberlândia, ações e projetos que entrelaçam cultura e educação.

A tecnologia propõe que as brincadeiras e cantigas populares sejam disseminadas no cotidiano escolar, a fim de valorizar, preservar, renovar e difundir o patrimônio cultural imaterial da região, conferindo sentido de pertencimento e identidade aos educadores e alunos que vivenciam essas manifestações.

Desse modo, foram realizadas oficinas mensais com os educadores da rede municipal de educação de Araguari com intuito de ampliar o universo cultural e a leitura de mundo dos participantes bem como oferecer ferramentas para aplicação da tecnologia na sala de aula. Nos encontros, eles foram convidados a vivenciar atividades artísticas que mesclam a vivacidade e o lúdico do universo infantil e a se tornar agentes disseminadores da cultura e da alegria.

No encerramento do projeto, os educadores apresentarão os resultados do trabalho que realizaram durante o ano nas escolas por meio de uma feira colorida pela brincadeira e cores da cultura popular.

Para ampliar o debate, Clélia Mara Santos, coordenadora geral de Articulação Transversal da Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, fará uma palestra abordando a importância da interface entre educação e cultura na formação docente.

De acordo com Ana Rabelo, do EMCANTAR, o evento é uma forma de descentralizar o debate sobre educação, permitindo a aproximação de quem pensa as estratégias educacionais e de quem as executa em sala de aula, além de trazer outros segmentos sociais como artistas e instituições sociais interessados em discutir e contribuir com melhorias na educação.

Além da palestra e da feira, o evento terá também a apresentação do cantor mineiro Luiz Salgado e dos alunos da E. M. Mário da Silva Pereira da professora Alessandra Resende com contação de história e muita brincadeira.


Evento: Encerramento Projeto Piloto Tecnologia Educacional Parangolé
Local: UNIPAC (Av. Minas Gerais, 1889. Centro)
Data: 20/11
Horário: 7h30 às 11h30
Entrada: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário