O Movimento Cidade Futura, juntamente com a Prefeitura Municipal de Araguari e a UNIPAC, com apoio do 4º Pelotão da Polícia Ambiental, Batalhão Mauá, da Associação Comercial – ACIA, e do Clube de Diretores Logistas - CDL, está promovendo na cidade a Semana da Mobilidade Sustentável, de 16 a 22 de setembro, que inclui a participação de Araguari no movimento “na cidade sem meu carro”. A abertura das atividades acontece nesta quinta-feira, dia 16, às 20 horas, na Escola Municipal Mário Pereira, com a realização de palestra da professora Rosielli Santos Araújo - Geógrafa Especialista em Mobilidade Urbana.
No dia 22 de setembro, a Rua Rui Barbosa será interditada entre 8 e 12 horas para realização de atividades sociais e culturais voltadas para promoção da qualidade de vida. Neste dia acontecerá uma Caminhada pelo Qualidade do Ar, que sairá da Escola Municipal Mário Pereira, às 08 horas em direção à Rua Rui Barbosa, descendo pela Rua Marciano dos Santos.
No dia 21 de setembro, na Capela da Unipac Araguari, às 08 horas, acontece o 1º Seminário Regional sobre Mobilidade Urbana Sustentável, com participação de especialistas no tema e lideranças comunitárias para discutir os desafios desta área. As inscrições para o seminário estão sendo feita pelo site WWW.cidadefutura.net.br.
O movimento mundial que propõe um dia sem a utilização de carros surgiu na Europa. Todo dia 22 de setembro, milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial Sem Carro. Atualmente, em cidades européias acontece também semana da mobilidade sustentável, ampliando as ações de conscientização e mobilização para a reflexão dos impactos do carro na cidade, bem como para pensar outras formas de transporte urbano.
Em Araguari, o objetivo é promover uma semana de atividades para refletir sobre mobilidade sustentável. E ao falar desse assunto deve-se levar em conta vários fatores, não apenas o transporte que utilizamos diariamente, mas os lugares que nos movemos, isto é: infraestrutura, assim como a acessibilidade, o ordenamento do território, modelos de transporte coletivo e individual, consumo de energia, emissões, etc. O conceito de mobilidade sustentável implica uma visão mais profunda e interdisciplinar que vai além do que temos até aqui considerado como transporte.
A mobilização é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade. A idéia principal dessas atividades é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuírem o uso do carro (em face do trânsito pesado enfrentado nas cidades), ou mesmo, se possíveis, em substituir o automóvel por outro meio de transporte.
VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: www.cidadefutura.net.br
Para saber mais sobre o DIA SEM CARRO acesse: www.nacidadesemmeucarro.org.br
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário