sábado, 25 de setembro de 2010

ARAGUARI participa da Semana da Mobilidade Sustentável

O Dia Mundial Sem Carro foi comemorado em Araguari com muito sucesso. A opinião é de Frank Barroso, coordenador do Movimento Cidade Futura. Ele justifica lembrando o engajamento da Prefeitura Municipal, através das diversas secretarias, que foi fundamental para colocar o município na agenda internacional da mobilidade sustentável. As atividades do Dia Sem Carro (22/09) em Araguari começaram bem cedo, às 08 horas com uma caminhada dos alunos do Centro Educacional Municipal Mário Pereira Filho, que foi acompanhada por diversas autoridades municipais, seguindo pela Rua Marciano dos Santos até a Rui Barbosa, local que foi interditado e proibido o trânsito de automóveis e motos.

Um grande número de pessoas aderiu à campanha, deixando motos e carros em casa. Os alunos do Colégio Savério Petanha resolveram ir a pé para escola no dia 22 de setembro.
Logo após a chegada dos integrantes da Caminhada pela Mobilidade Sustentável, a Banda Mauá do 11º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército deu inicio à abertura do evento com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Fizeram uso da palavra o Secretário da Fazenda de Araguari, Joaquim Militão, representando o prefeito Marcos Coelho de Carvalho, o coordenador do Movimento Cidade Futura, e o Cabo Naves, representando o comandante do 4º Pelotão da Policia Ambiental.
Foi um dia histórico em Araguari, em que a rua mais movimentada e com mais conflitos de trânsito foi ocupada somente por pedestres, ciclistas e funcionários da prefeituras que ofereceram diversos serviços à população, como emissão de documentos, medição de pressão arterial, orientações de prevenção à saúde, distribuição de mudas e exposição de animais empalhados.

O secretário Joaquim Militão destacou a importância de Araguari estar inserida na agenda internacional da mobilidade sustentável. “Estamos plantando a sementinha que dará como fruto mais qualidade de vida para a nossa cidade. Sabemos que Araguari já tem problemas com a grande quantidade de veículos circulando nas ruas que emitem gases poluentes. O futuro vem aí cobrando de nós atitude em favor da preservação do meio ambiente urbano”, frisou Militão.
De 16 a 22 de setembro aconteceu na cidade a Semana da Mobilidade Sustentável, com palestras nas escolas estaduais e municipais e um Seminário Regional que aconteceu na Unipac. A imprensa local divulgou muito o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário