quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Crianças e adolescentes preparam-se para apresentação artística em Uberlândia

Próximas etapas serão desenvolvidas em escolas públicas nos dias 31 de outubro e 06 e 07 de novembro.

Esta semana, participantes do projeto “Canto, Teatro e Percussão” terão como novo desafio: apresentarem-se para familiares e comunidade escolar de duas escolas públicas e uma Ong, em Uberlândia, parceiras do projeto. Atividade integra processo de preparação para apresentação artística que será realizada no evento Alvorada Cultural, em novembro deste ano.

“Todos aguardam com ansiedade o Alvorada Cultural. Por isso, programamos algumas apresentações na comunidade para que estas crianças e adolescentes possam se exercitar como artistas e, assim, prepararem-se para espetáculo final.”, explica Viviane Rodrigues, oficineira do EMCANTAR.

Primeira apresentação acontecerá na ONG CASA, no dia 31 de outubro, às 18h. Já no dia 06 de novembro, crianças e adolescentes do Projeto se apresentarão na Escola Estadual Presidente Juscelino Kubistchek às 07h e, para finalizar, dia 07 de novembro às 07h na Escola Municipal Doutor Joel Cupertino.

“Será ainda uma oportunidade para estudantes e familiares conhecerem o trabalho desenvolvido. Além da iniciação artística, projeto contempla formação pessoal e desenvolvimento humano. Agora é momento das famílias conferirem a evolução deles em todas essas áreas”, destaca coordenadora do EMCANTAR, Ana Paula Rabelo.




Projeto
Projeto “Oficinas de Canto, Teatro e Percussão” é apresentado pelo Instituto Algar e Governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. É realizado pelo EMCANTAR em parceria com Programa Algar Transforma, ONG CASA e escolas estaduais e municipais da região lesta de Uberlândia. Oficinas são desenvolvidas nas terças, quartas e quintas-feiras, no Clube Cesag, bairro Alvorada, em Uberlândia. Saiba mais pelo site: www.emcantar.org

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 20 cidades, 117 escolas, 6,7 mil alunos, 350 educadores e a participação voluntária de 570 associados da Algar. (*Dados referentes a 2012). Dentre eles, o Programa Algar Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

Serviço:
Apresentação do projeto Canto, Teatro e Percussão nas escolas
ONG CASA
31 de outubro, às 18h

E.E. Presidente Juscelino Kubistchek
06 de novembro, às 07h

E.M. Dr Joel Cupertino
07 de novembro, às 10h

Fonte: Ciclo Ascom
Foto: Douglas Luzz

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Participantes de projetos culturais do EMCANTAR apresentam suas experiências em escolas públicas

Entre 28 de outubro e 7 de novembro, escolas em Uberlândia receberão mostras de vídeos e bate-papo literário realizados por crianças e adolescentes.

A partir da próxima semana, cinco escolas públicas em Uberlândia receberão crianças e adolescentes dos projetos de formação realizados pelo grupo EMCANTAR, na região leste da cidade. Atividades envolvem mostra de vídeos e bate-papo literário direcionados aos estudantes e familiares.

Protagonizados pelos participantes do projeto Olho Portátil, o Cinefamília é a mostra dos vídeos produzidos pelos próprios integrantes do projeto à comunidade escolar. Uma oportunidade para outros estudantes conhecerem como é feita a produção cinematográfica com uso de celulares. Mostra será apresentada em três sessões em duas escolas, entre dias 28 de outubro e 1° de novembro.



Enquanto isso, participantes do projeto Ideias Incontidas terão um bate-papo literário com estudantes sobre produção do livro Ideias Incontidas III que será lançado no final deste ano. Conversa será realizada em quatro escolas, entre 28 de outubro e 7 de novembro. “A ideia desse encontro é que os alunos possam contar um pouco da sua experiência na produção de um livro, estimulando outras crianças e adolescentes no embarquem nessa aventura”, explica Ana Lopez, oficineira do EMCANTAR.



Todas as atividades serão abertas também aos familiares dos integrantes dos projetos. “Convite aos pais é para que eles possam conhecer um pouco mais sobre tarefas de seus filhos. É uma boa oportunidade de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido”, justifica oficineira do EMCANTAR, Aline Miguel.

Serviço
Cinefamília – projeto Olho Portátil
28/10 – E.M. Hilda Leão Carneiro - 7h
28/10 – E.M. Hilda Leão Carneiro - 13h
1°/11 – E.E. do Jardim Ipanema – 7h

Bate-papo literário – Projeto Ideias Incontidas
28/10 – E.M. Hilda Leão Carneiro - 7h
31/10 – E.M. Dr. Joel Cupertino - 18h
06/11 – E.E. Presidente JK – 7h
07/11 – E.M. Eugênio Pimentel Arantes – 7h

Conheça os projetos

Olho Portátil II é um projeto de formação cultural com crianças e adolescentes alunos de escolas públicas da região leste de Uberlândia, contemplando atividades que integram música, literatura, manifestações populares, teatro e audiovisual. Os principais resultados esperados são a produção e publicação de vídeos no blog www.olhoportatil.blogspot.com e a realização de mostras de vídeos ao final do ano. Em seu terceiro ano de realização, o Projeto é apresentado pelo Governo de Minas e Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Ideias Incontidas ano III é um projeto de formação cultural fundado na experiência e criação literárias e desenvolvido por meio de oficinas semanais com crianças e adolescentes alunos de escolas públicas da região leste de Uberlândia-MG. Saiba mais pelo blog http://www.ideiasincontidas.blogspot.com.br. Já em seu terceiro ano de realização, projeto é apresentado pelo Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 20 cidades, 117 escolas, 6,7 mil alunos, 350 educadores e a participação voluntária de 570 associados da Algar. (*Dados referentes a 2012). Dentre eles, o Programa Algar Transforma, que atende 9 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.


Fotos (Douglas Luzz): Oficinas dos projetos Olho Portátil e Ideias Incontidas.
Fonte: Ciclo Assessoria de Imprensa

sábado, 12 de outubro de 2013

Na linha da leveza...

O mestre e o lago
(autor desconhecido)

Um Mestre pediu a um jovem triste que colocasse um punhado de sal em um copo d´água e bebesse. 
- Qual é o sabor ? - perguntou o Mestre.
- Ruim! - disse o aprendiz.


O Mestre sorriu ternamente e pediu ao jovem que pegasse a mesma quantidade de sal e a levasse a um lago.
Chegando ao lago, o jovem jogou o sal na água. Então o Mestre orientou:
- Beba um pouco dessa água e me diz qual é o sabor.
- Bom! - disse o rapaz.
- Você sente gosto do sal? -indagou o Mestre
- Não... - disse o jovem


O Mestre então sentou ao lado do jovem, pegou sua mão e disse:
- A dor na vida de uma pessoa não muda e sua aparição é inevitável. No entanto, o sabor da dor depende do lugar onde a colocamos e sua relação com os outros aspectos de nossa vida.

Dessa forma, coloque sua dor em um ambiente maior. Aumente o sentido e significados das coisas boas e dilua a dor. Deixe de ser um copo, torne-se um lago.

O jovem sorriu agradecido pela lição e, desde então, amplia cada vez mais seu lago interior. 

*presente de outra amiga. Sou abençoada ou não?!

Dica de Leitura :: A arte de ser leve, de Leila Ferreira

Há algum tempo venho querendo atualizar meu blog, mas estava "sem tempo"! Ou talvez porque esse ano eu tenha tomado uma decisão que influenciou todas as outras: cuidar de mim! Mas agora tenho um motivo pra lá de especial para escrever no Partilha: acabo de ler um livro, emprestado por uma amiga-anjo-madrinha, que tem coisas lindas que podem inspirar pessoas que estejam, assim como eu, buscando "minguar o peso das coisas".

O mais interessante é, como diz um amigo, "o maravilho movimento das coisas e suas relações infinitas". Ela me emprestou o livro há algum tempo, mas também estava sem tempo para ler. Na ocasião, acredito que tenha sido numa perspectiva de ajuda, orientação, conselho... E só agora, depois de uma intensa e longa viagem interior, que ainda não terminei, é que me levantei do sofá e decidi ler o livro! Tudo tem sua hora... Ele caiu como uma luva para reforçar coisas que acredito, relembrar outras que sei na teoria e me estimular (e muito!) a me exercitar na busca, sem pressa, pela leveza.

O livro - A arte de ser leve - foi escrito por uma jornalista, Leila Ferreira, mineira como eu (ela é de Araxá - cidade que particularmente adoro!). A escritora conta histórias e diálogos que ela teve com pessoas, de mais variadas idades, profissões, formações, localizações, e que tratam da leveza, da gentileza, da desaceleração, descomplicação... Não é um livro de receitas ou de fórmulas mágicas. Mas estímulos a ver, sentir, pensar e agir diferente.

Seguem alguns dos vários trechos que me marcaram... É bom escrever para, além de compartilhar, me ajudar a não esquecer:

"É preciso ser leve como pássaro, e não como a pluma. (...). A pluma flutua - um voo sem plano, sem direção, sem desafios. Os pássaros riscam o ar com precisão, colocam a leveza a serviço do existir."

"A esperança nos dá asas. O desespero nos dá pés de chumbo." Mário Sérgio Cortella

"Também se torna mais simples fazer algo que é alicerce da convivência: escutar o que o outro diz, uma prática seriamente ameaçada de extinção. Falamos, falamos - ah, como falamos. Mas escutar, mesmo, que é mais do que ouvir porque envolve atenção, costuma ficar para depois." 

"E se me dessem - um dia - uma oportunidade,
eu nem olhava o relógio.
Seguia sempre, sempre em frente...
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas" (Mário Quintana)

"Ele (Tal Ben-Shahar, filósofo e psicólogo) enxerga na felicidade a mistura de duas coisas: prazer e significado, ou seja, a pessoa feliz desfruta de emoções positivas e, ao mesmo tempo, vê que sua vida tem sentido. Isso não se limita a um ou mais momentos: é um estado que acompanha o indivíduo mesmo quando está sofrendo. Na hora do sofrimento, quem tem objetivos maiores e vê sentido na própria vida continua feliz - aquela felicidade que aceita se misturar com a tristeza."


Quem me conhece sabe que sou bem contraditória (e quem não é?!). Prática, objetiva, brava, sentimental, chorona, amorosa... Gosto de alegria, mas costumo carregar muito peso desnecessário na bagagem! Tenho buscado o equilíbrio para ser como um pássaro, e esse livro ajudou e muito!

E sabe o que e mais engraçado, termino a leitura e faço esse post no dia que ela, aquela amiga, comemora o aniversário dela. Me diz, quem é que ganhou o presente?!