quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ideias Incontidas prepara-se para lançamento de novo livro

Projeto oferece formação cultural para alunos de escolas públicas da periferia de Uberlândia

Há dois anos, o projeto de formação cultural literária, Ideias Incontidas, oferece oficinas para crianças e adolescentes com o objetivo de estimular a leitura e a produção de textos.

O Projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Algar, realizado pelo EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Neste ano, cerca de 70 crianças e adolescentes da periferia de Uberlândia participam semanalmente das atividades oferecidas pelo Projeto, que contemplam vivência e produção literárias, passeios culturais, bate-papos com escritores e a publicação de textos no blog do projeto.

Neste semestre, os integrantes estão envolvidos com a produção do segundo livro do Projeto, previsto para ser lançado em novembro. Como aconteceu no lançamento do primeiro livro em 2011, o evento contará novamente com a ilustre presença do mais vendido escritor de literatura infanto-juvenil do Brasil, Pedro Bandeira.

Segundo Ana Lopez, artista-educadora do EMCANTAR e coordenadora das oficinas do Projeto, desde o início de agosto os integrantes estão em plena fase de produção: finalizando, reescrevendo e ilustrando os textos que irão compor o novo livro. “São histórias em quadrinhos, poemas, aventuras, histórias de terror com temas, conclusões e perguntas que fazem parte do universo infanto-juvenil”, conta Lopez.As oficinas do Projeto Ideias Incontidas acontecem às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h e das 14h às 16h no CESAG - Centro Esportivo e Social Alexandrino Garcia, no bairro Alvorada. Os textos produzidos pelos participantes do Projeto podem ser conferidos no blog: www.ideiasincontidas.blogspot.com





Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 11 cidades, 116 escolas, 5,4 mil alunos, 540 educadores e a participação voluntária de 476 associados da Algar. Dentre eles, o Programa Algar Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar. (*Dados referentes a 2011)

Informações e Notícias
www.emcantar.org

www.institutoalgar.org/algartransforma

Nenhum comentário:

Postar um comentário