Entidades discutem a sustentabilidade de suas ações e a importância da cultura no contexto social
Fonte: Comunicação EMCANTAR (www.emcantar.org)
Os Pontos de Cultura do Triângulo Mineiro se movimentam em rede, tecem seus sonhos conjuntamente, partilham aprendizados e consolidam a cultura como bem social.
Foi assim que, mais uma vez, os Pontos de Cultura Trupe de Truões, Pé de Moleque - Dança Cidadã (do grupo Vórtice), EMCANTAR, CIA. Balé de Rua e Moçambique Estrela Guia se reuniram com outros convidados para discutir a sustentabilidade de suas ações e a importância da cultura no contexto social.
O Seminário sobre Sustentabilidade, que aconteceu no último dia 18, contou com a palestra de Marco Aurélio Querubim, músico e fundador do EMCANTAR, que iniciou sua fala compartilhando um pouco da trajetória de 15 anos do EMCANTAR e seus inúmeros desafios. Em sua abordagem, apresentou dados do Ministério da Cultura que revelam quadros de exclusão cultural, no que tange à democratização do acesso a bens culturais. Além dos dados oficiais, Marco Aurélio apresentou também os conceitos autonomia, protagonismo e empoderamento como princípios fundamentais para o fortalecimento dos Pontos de Cultura e de sua ação em rede.
Dando continuidade ao evento, Alessandro Carvalho, cineasta e produtor cultural, discorreu sobre o uso do software livre. Em sua fala, Alessandro definiu o software livre como um mecanismo de "ativismo social e cultural". Segundo ele "software livre é uma questão de liberdade e não de preço, ele permite que o usuário execute um programa, entenda como ele funciona, redistribua cópias e o aperfeiçoe".
Para os participantes, o seminário foi um ótimo momento para trocar experiências e aprender um pouco mais. "Momentos assim demonstram que trabalhar em rede é o melhor caminho para a sustentabilidade das nossas ações", afirmou Ricardo Oliveira, integrante da Trupe de Truões.
Além dos pontos de cultura, outras entidades do setor cultural participaram do seminário, totalizando cerca de 50 pessoas no evento. No calendário da Rede dos Pontos de Cultura do Triângulo Mineiro, uma nova ação de compartilhamento de ideias e ideais está prevista para agosto, com convite estendido a toda comunidade.
Fotos: Calvino - Digiteca
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário