quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Espalhando fantasia... Coleção Itaú de Livros Infantis

Por meio de uma amiga e companheira de trabalho fiquei sabendo dessa nobre iniciativa da Fundação Itaú Social em favor da literatura e da infância.

O Banco Itaú está distribuindo 8 milhões de livros infantis gratuitamente.
Basta preencher o cadastro através do site: http://www.lerfazcrescer.com.br
Os livros chegam sem qualquer custo em suas casas. O único compromisso é o de ler e reler para uma criança os livros e, depois disso, repassá-los para que outros possam fazer o mesmo.

Fiz o cadastro e então tive a alegria de receber em minha casa 04 pequenos livros.
Depois de me deliciar com a leitura deles passo a colaborar com a proposta da Fundação Itaú de disseminar a literatura infantojuvenil, promovendo o acesso de adultos (sejam educadores por profissão ou não) e crianças a essa linguagem artística tão repleta de fantasia.

São 02 livros de contos infantis: Lobisomem e Os Três Porquinhos; 01 recheado de versos da tradição oral: O Jogo da Parlenda, de Heloisa Prieto; e 01 com vários poemas, de Lalau e Laurabeatriz: Bem-te-vi e outros poemas.

Os contos, presentes em nosso imaginário popular, e contados de uma forma peculiar, ajudam a preservar as histórias infantis e a tão importante fabulação, que, na infância, se mistura com a própria realidade. Com linguagem simples e rico em ilustrações, são "materiais" de cabeceira de qualquer criança - grande ou pequena.

O livro das parlendas é uma divertida brincadeira com as palavras. Os jogos, também presentes em nossa tradição oral, estimulam as crianças a adentrar no universo da palavra... mexendo, recortando, inventado e até pregando peças, além de valorizar nosso patrimônio imaterial.

E o livro de poemas é uma pitada de doçura em nossas vidas. Segundo informações encontradas no final do livro, o autor e a ilustradora "adoram fazer litertura infatil porque, através dos livros, as crianças podem conhecer coisas novas, estimular sonhos, enriquecer o espírito e dar à vida um sentido mais amplo e sedutor. Ler é um momento mágico. E essa emoção deve durar para sempre."

Para dar água n'alma:

Quando
Uma palavrinha
Encontra
Uma irmãzinha
Ou uma prima,
Isso se chama
Rima.


Eclipse
Onde?
Onde?
Onde?
Olha lá
A lua
Brincando
De esconde-esconde.


Acredito que para termos um mundo mais fácil de se amar, com pessoas sensíveis ao outro e ao mundo, cada um de nós deve ser responsável por ajudar nessa re-humanização, distribuindo arte e alegria por toda parte. AVANTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário