quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Os grãos estão semeados...

Há 09 anos atrás fiz uma escolha em minha vida que, posteriormente, determinaria o caminho que eu seguiria para a realização de meus sonhos.

Acompanhando o trabalho do EMCANTAR resolvi que queria fazer parte daquele empreendimento. Em 19 de junho de 2001 passei então a integrar aquele mutirão de gente que se reunia para cantar, conversar, refletir e expressar sua humanidade na luta por um mundo melhor.

Em agosto desse mesmo ano foi criado então o GRUPO BICHOS DO MATO, uma proposta de multiplicação das ideias do primeiro grupo para demais pessoas, que como eu queriam sonhar junto tudo aquilo. Assim, eu fui um dos primeiros bicho do mato...

Depois de 01 ano minha vontade havia crescido. Não me contentava mais em apenas participar das oficinas, queria ser mais. Foi então que decidi ajudar a multiplicar aquelas sementes e comecei então minha "carreira" de educadora.

Depois de alguns anos, em 2005, já me sentia mais preparada e madura para assumir a coordenação do grupo Bichos do Mato com alguns colegas, os quais foram imprescindíveis para a construção dessa nossa história. Nesse ano, o grupo deu um salto e começou a realizar apresentações artísticas empreendidas pelos próprios participantes ao final de cada ano, como forma de demonstrar e semear o que era vivenciado.

A partir disso, o Bichos passou a ser um empreendimento pessoal. Queria "multiplicar" a mais pessoas tudo aquilo de bom que havia ocorrido comigo. Meus sonhos de criança e de adolescente, mesmo não sendo tão concretos e claros, estavam se realizando ali, com aquelas pessoas.

De 2005 a 2008 fizemos muitas coisas boas juntos. Crescemos como artistas e como cidadãos, mas, principalmente, como pessoas.

Tenho certeza que fui muito importante para alguns daqueles bichinhos, mas eles foram imprescindíveis para que eu me tornasse quem sou hoje. Com eles aprendi a ser líder, a ser mais gente...

Nos dois últimos anos novos bichos assumiram as rédias desse barco. E com muita garra e paixão continuaram semeando esses sonhos e, assim, transformando outras vidas.

No último domingo tive um grande presente. Para mim, foi um recibo de que quando pessoas se unem por um objetivo comum e principalmente quando ele é nobre, coisas surpreendentemente lindas acontecem.

Os Bichos do Mato realizaram no dia 19/12 a 5ª edição do Bichos fazem ARTE, que começou em 2005 de maneira despretenciosa...

Fiquei emocionada e feliz ao ver aquelas pessoas todas no palco, cantando e brincando coisas essenciais e nobres, que nos tornam mais humanos. Fiquei mais feliz ainda ao ver como cada um se supera a cada ano, ao ver que juntos podemos ser mais.

Parabéns a todos e a cada Bicho do Mato por mais essa realização.
Parabéns e obrigada principalmente a Cleiry, Cristiane, Maria Amélia, Renata e Sandra, minhas grandes e queridas amigas, por terem presistido, vencendo todas as dificuldades e por alcançarem tão bela vitória.

Abraço carinho aos "meus bichos".
Amo vocês!

cultivar é responsabilidade de cada um!

2 comentários:

  1. Querida amiga Ana Carolina,

    O sonho de fazer arte, cultura, discutir meio ambiente e virtudes é partilhado por nós cinco, e acho que é por essa razão de afinidade em acrescentar algo positivo( mesmo que muito pouco) nos coraçóes e mente das pessoas que vão ao Bichos, que esse projeto continua. Apesar das adversidades que são muitas continuamos juntas, até quando todas resolverem deixar de ser crianças na alma. E é claro que apoios precisamos muito e sempre, por isso agradeço suas palavras de incentivo e seu amor real pelo Bichos do Mato. Beijos, Cristiane

    ResponderExcluir
  2. oi, "mãezinha"
    Tudo o que aconteceu ali e acontece em todas as oficinas é mérito seu, que "semeou" em nossos corações e mentes o amor pelo BICHOS DO MATO, que irá continuar enquanto tivermos esta semente germinada crescendo dentro de nós.
    Contamos sempre com seu apoio e agradecemos as palavras tão lindas de incentivo e amor pelo grupo. Beijão, Sandra

    ResponderExcluir