quinta-feira, 8 de julho de 2010

Vamos Brincar?

A gente costuma pensar que é brincar é coisa boba .. é coisa de criança... de quem não tem nada o que fazer. E, na realidade, é mesmo!
Quando acordei a criança que dormia dentro de mim, brincando com crianças,jovens e educadores em rodas coloridas de alegria e vivenciando o PARANGOLÉ com meus amigos brincantes do EMCANTAR, percebi que brincar é sim... coisa a toa, mas é mais, é coisa humana.
Na brincadeira a gente se alegra, a gente se junta, a gente se excede. Brincando, somos o que somos e não o que queremos ou mostramos ser. Gargalha, cai, derruba, emburra, chora, grita...
Já dizia um senhor, desses simples e simplórios, que sabem muito da vida por sua sabedoria construída por experiências que: "a vida é para ser alegre".
Então... vamos brincar!!!! Viver a vida em excelência... viver de modo extraordinário, cultivando o afeto, a (con)vivência, o sorriso e o sonho. Exercitando a infância em todas as fases da vida, como deve ser.

E a esperança
Repousa apenas na infância
Ou as crianças adormecem quando crescem?
(Marco Aurélio Querubim)



A criança gosta de brincar, de fantasiar, de atender a desafios, de participar, enfim. O brincar faz parte de sua vida, é um exercício de viver em sociedade, assim é o lúdico, através dos jogos, das histórias e das diversas formas de trabalhar com as artes.
(Vânia Dohme)



Brincar é uma prática cultural. Essa afirmação já define a brincadeira como uma necessidade própria da infância, através da qual a criança se humaniza, apropriando-se de formas humanas de comunicação e familiarizando-se com os processos de interação social.
(Elvira Souza Lima)


É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto,
pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral
e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o seu eu.
(Winnicott)


Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.
(Carlos Drummond de Andrade)

Um comentário:

  1. O vôtoim não faz ideia das vidas que seu modo de vida alegre e brincante influencia. Vou te dedar pra ele. Ele vai rir satisfeito de saber.

    ResponderExcluir