terça-feira, 23 de abril de 2013

Projeto Curupira reinicia suas atividades e apresenta novidades


Oficinas artísticas, formação com educadores e familiares, entre outras ações, estão na agenda de 2013

O ano de 2013 está cheio de novidades para o Curupira, um projeto de Arte e Educação Ambiental, realizado em Araguari (MG) por meio da parceria entre EMCANTAR, SICOOB Aracoop, CDL Araguari, Ozanam – Programa de Assistência Familiar e Educandário Lar da Criança.
As oficinas do Projeto, realizadas às terças e quintas-feiras nos turnos matutino e vespertino, contam neste ano com cerca de 20% a mais de crianças, totalizando 107 em idade entre 5 e 12 anos.
Durante o período que passam no Projeto, as crianças que frequentam o Educandário Lar da Criança participam de atividades lúdicas, vivências artísticas e trabalhos em grupo.
Outra novidade é que nesse ano estão abertas vagas para educadores para participação nas oficinas que acontecem bimestralmente no Educandário Lar da Criança, aos sábados, das 14h às 16h. Os interessados podem procurar a secretaria do Educandário e fazer suas inscrições. Além disso, como no ano passado, serão realizados 04 encontros com familiares das crianças.
Uma outra bela notícia é o surgimento do Grupo Artístico Curupira, formado inicialmente por 15 crianças, que também participam das oficinas semanalmente, e que demonstraram grande envolvimento, potenciais artísticos, espírito de grupo e compromisso com as responsabilidades assumidas dentro do projeto. Essa é uma estratégia para estimular os demais participantes a se desenvolverem e também ingressarem no novo grupo que pretende fazer apresentações pela cidade.
Desse modo, diversas atividades, como apresentações do Grupo Artístico e o espetáculo inédito apresentado ao final do ano, Passeios Culturais para ampliação do repertório cultural dos participantes, Intercâmbios Culturais, em que são apresentados os primeiros resultados das turmas, além da participação das crianças do Projeto na Festa Junina do Educandário, irão movimentar o cenário cultural de Araguari.
Os primeiros resultados das oficinas de 2013 já serão apresentados no próximo dia 25 deste mês de abril, quando acontece o 1º Intercâmbio Cultural do Projeto. Segundo a artista-educadora do EMCANTAR responsável pelas oficinas do Projeto, Francine Rezende, este Intercâmbio tem o objetivo de apresentar o trabalho realizado por cada turma e realizar uma troca de experiências.
“O Projeto Curupira está a todo vapor, temos muitas ideias e queremos colocá-las em prática. Este 1º Intercâmbio Cultural permite conhecermos os primeiros resultados e também aquece os motores para o ano de 2013”, diz Francine.




Saiba Mais
O Projeto Curupira é realizado desde 2007 pela parceria entre EMCANTAR, SICOOB Aracoop, Ozanam – Programa de Assistência Familiar, CDL Araguari e Educandário Lar da Criança. Tem como principal objetivo promover o desenvolvimento humano das crianças frequentadoras do Educandário, por meio da realização de ações de Cultura e Artes e Educação Ambiental. Acompanhe os resultados do projeto acessando o site: www.emcantar.org

Fonte: Ciclo Ascom
Foto: Douglas Luzz

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Divulgando :: Conferência para Juventude

O Núcleo de Apoio à Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Uberlândia, a UFU e o Movimento Cidade Futura tem a honra de convidá-lo (a) para participar da Conferência sobre Políticas de Inclusão Social para a Juventude que acontecerá no dia 23 de abril de 2013, às 8h, no Anfiteatro 3Q do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia.
O objetivo da Conferência sobre Políticas de Inclusão Social para a Juventude é reunir especialistas no tema, estudantes, lideranças juvenis, gestores em políticas públicas com o interesse no desenvolvimento de políticas de inclusão social para a juventude, identificando os temas importantes para a operacionalização da agenda nacional e local.
A conferência é um exercício de democracia participativa para engajar todos os interessados em discutir novas perspectivas para a elaboração e execução de políticas voltadas para a inclusão social dos jovens.

Faça sua inscrição no site do evento:
http://www.conferenciainclusaojovem.com.br/



Ponto de Cultura do EMCANTAR reinicia formação com educadores neste sábado (20)

Ao todo, serão cinco módulos de oficinas de música e literatura oferecidas gratuitamente pelo Ponto de Cultura Palavras que Brincam – Música e Literatura na Escola


O Ponto de Cultura Palavras que Brincam – Música e Literatura na Escola reinicia neste sábado, 20 de abril, as atividades com educadores, em Uberlândia (MG). O projeto é realizado desde 2010, já tendo desenvolvido oficinas com 80 educadores e 120 alunos. Para 2013 está prevista a finalização do trabalho com a formação de educadores para multiplicação das práticas vivenciadas no contexto escolar.
Por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura, a Associação EMCANTAR realiza a gestão do Ponto de Cultura e é responsável pelo desenvolvimento das atividades que envolvem, neste ano, 60 educadores.
As oficinas, cujo objetivo é promover o fomento de ideias e de práticas culturais educativas para serem aplicadas em sala de aula, irão acontecer em cinco módulos que serão oferecidas para duas turmas aos sábados, das 08h às 11h e 13h às 16h, entre os meses de abril e junho, no Clube CESAG – Rua Maria Augusta de Morais, n° 04 – bairro Alvorada.
Somente no ano passado, as práticas culturais educativas desenvolvidas pelos educadores que participaram das oficinas foram aplicadas, criadas e recriadas em sala de aula com aproximadamente 1.300 alunos.
Para a professora da E. E. Presidente Juscelino Kubitschek, Sandra Maria do Nascimento, que participou das oficinas do Ponto de Cultura em 2012, as atividades serviram de estímulo para o planejamento das aulas, ao proporcionarem uma ampliação da capacidade criativa dos professores.
“O resultado é que as aulas ficam mais agradáveis, os professores conseguem interagir melhor com os alunos, estimulando-os e prendendo a atenção deles com contação de histórias, músicas e várias outras atividades culturais”, afirma Sandra.
De acordo com uma das oficineiras do projeto, a arte-educadora Ana Lopez, neste ano, cerca de 20 atividades serão realizadas durante os cinco módulos de oficinas com os educadores.
Um dos requisitos da oficina é que os professores coloquem em prática com seus alunos o que estão aprendendo. Desse modo, a perspectiva é que 200 atividades sejam aplicadas pelos professores em sala de aula, além da realização da 3ª Mostra de Trabalhos dos Educadores, em que eles irão expor as práticas culturais educativas desenvolvidas ao longo das oficinas”, conta Ana Lopez.



Saiba mais
Ponto de Cultura Palavras que Brincam é um projeto de formação cultural em música e literatura na escola com objetivo de contribuir para ampliação do repertório cultural de educadores e alunos e para o desenvolvimento das capacidades de expressão e criação dos participantes. Em dois anos, o projeto já lançou dois livros e dois espetáculos inéditos produzidos pelas crianças, além de duas Mostras de Trabalhos de Educadores. Para maiores informações acesse o blog do projeto:
 O que é um ponto de cultura?
Projetos de instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural, contribuindo para a inclusão social, da cidadania, seja através da geração de emprego e renda, seja por meio de ações de fortalecimento das identidades culturais. (Programa Cultura Viva)

Fonte: Ciclo Ascom
Foto: Douglas Luzz